INGREDIENTES TARTE DE FRUTOS VERMELHOS
Massa Quebrada
200g de farinha
100 g de manteiga
½ copo de água
½ c. café de sal fino
1 c. sopa de açúcar
Creme:
2 ovos
75g de açúcar (baunilhado se possível)
200g de natas frescas
Recheio:
600g de frutos vermelhos variados
75g de açúcar
3 c. sopa de doce de frutos vermelhos (opcional)
PREPARAÇÃO TARTE DE FRUTOS VERMELHOS
Para preparar a massa desfaça a manteiga com a ponta dos dedos na farinha. Junte o sal, o açúcar e a água e misture tudo sem amassar. Deve obter uma bola de massa leve mas não pegajosa. Deixe repousar cerca de 30 minutos no frigorífico.
Espalhe com um rolo e forre uma forma de tarte de cerca de 26cm de diâmetro, com fundo móvel (não é preciso untar a forma).
Misture os dois ovos inteiros com os 75g de açúcar e as natas frescas e cubra o fundo da tarte com este creme.
Leve ao forno a 220º durante 30-35 minutos, verificando se está cozido antes de sair do forno.
Enquanto a tarte coze ponha os frutos vermelhos a macerar com o açúcar em local fresco ajustando a quantidade de açúcar conforme os frutos usados. Devem largar algum sumo, mas se achar que largaram pouco sumo pode levá-los a lume brando rapidamente (2 ou 3 minutos), só para ajudar o açúcar a derreter, mexendo-os com muito cuidado para não se desfazerem. Misture também o doce de frutos vermelhos, se usar.
Quando a tarte estiver morna deite a mistura de frutos por cima, bem como o sumo que largaram. Coloque no frigorifico uma ou duas horas antes de servir para que o sumo dos frutos impregne o creme.
Ajuste a quantidade de açúcar a adicionar aos frutos conforme o tipo de frutos que usar dado que o grau de doçura destes varia – os morangos são geralmente mais doces que os mirtilos, as groselhas ou as framboesas, por exemplo – ou conforme o seu gosto pessoal.
Para simplificar pode usar massa quebrada de compra.
Pode usar frutos vermelhos congelados mas deixe-os descongelar antes de juntar o açúcar.
Na altura dos morangos pode fazer esta tarte usando apenas morangos pequenos (cerca de 750g).