PREPARAÇÃO PATANISCAS DE BACALHAU
Coza o bacalhau: coloque o bacalhau em água fria numa panela e ligue o lume forte; quando a água começar a ferver baixe o lume e deixe cozer durante 10 minutos em lume muito brando. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Uma vez morno tire a pele e as espinhas ao bacalhau, desfie-o e reserve.
Coloque a farinha numa tigela, junte os ovos e misture um pouco. Junte a água da cozedura e misture bem.
Junte a cebola picada, a salsa e o bacalhau e o azeite. Tempere com sal e pimenta (atenção ao sal caso o bacalhau seja um pouco salgado). Verifique a consistência da massa (deve ficar pastosa, não demasiado líquida nem demasiado espessa) e se necessário adicione mais um pouco de farinha ou de líquido. Deixe descansar a massa cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo verifique se necessita retificar as quantidades de água ou de farinha para obter uma boa consistência para fritar as pataniscas. A massa deve estar espessa mas não demasiado (deve escorrer de uma colher).
Numa frigideira grande coloque cerca de 5 dl de óleo (deve ficar com aproximadamente 2cm de altura) e quando estiver quente (cerca de 180ºC) deite colheradas de massa para formar as pataniscas de baclhau. Vire-as a meio da fritura, retire-as quando estiverem douradas e ponha a escorrer em papel de cozinha. Vá juntando óleo durante a fritura se necessário e não encha demais a frigideira para não baixar a temperatura do óleo.
Sirva as pataniscas de bacalhau acompanhado com uma boa salada no Verão ou, nos dias mais frios, com um bom arroz de tomate ou de feijão.
Esta receita de patasnicas de bacalhau não necessita de medidas exatas podendo ser ajustada conforme o gosto pessoal.
Se gostar das pataniscas de bacalhau mais ou menos espessas junte um pouco mais de farinha ou de líquido.
Pode substituir parte da água de cozer o bacalhau por leite.
Para verificar a temperatura do óleo sem a ajuda de um termómetro deite um cubo de pão duro