INGREDIENTES
8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 200 g)
raspas de 2 laranjas
2 colheres (chá) de canela em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte com manteiga uma fôrma redonda, de fundo removível e 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela – se um ovo estiver estragado, você não perde a receita.
Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem com o batedor de arame até formar um creme. Reserve.
Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente até ficar firme.
Misture a farinha de amêndoas ao creme de gemas. Acrescente ⅓ das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar. Junte o restante das claras e misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, mas sem demora – o bolo não leva fermento, é o ar das claras em neve que vai dar leveza e fazer a massa crescer.
Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para verificar espete um palito no centro: se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.
Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, a massa é delicada e pode quebrar – como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, não se assuste é assim mesmo. Depois que absorver a calda, ele incha novamente.
Obs: caso não encontre a farinha de amêndoas, compre 200 g de amêndoas sem pele e bata, aos poucos, no processador até formar uma farinha.
PARA A CALDA E MONTAGEM
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de caldo de laranja peneirado
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja em gomos para decorar
MODO DE PREPARO:
Numa panela pequena, misture o açúcar com o caldo de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar.
Assim que estiver frio, abra e retire o aro da fôrma; cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Com cuidado, passe uma faquinha para descolar o fundo da fôrma. Desvire o bolo num prato de bolo fundo (ou com borda alta) – lembre-se que esse bolo é encharcado, com muita calda.
Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo – dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. O bolo leva cerca de 4 horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir.
Obs: se preferir, deixe o bolo absorver toda a calda de um dia para o outro na geladeira.